top of page
  • Foto do escritorTech Crop Agronegócio Ltda.

Como aumentar a lucratividade na lavoura de trigo.

Por ser um grão de uso altamente versátil e popular, o trigo é um dos alimentos mais cultivados no mundo. Acredita-se que o início do seu cultivo date de 15.000 AC, originado de espécies de gramíneas silvestres na região da Mesopotâmia (que atualmente corresponde ao Kwait e Iraque.


No Brasil, seu cultivo iniciou-se em 1534, pouco tempo após a chegada dos colonizadores portugueses, porém no século XIX a produção do trigo no país praticamente desapareceu por questões relacionadas a pragas e escassez de mão de obra.

Atualmente, o Brasil consome muito mais trigo do que é capaz de produzir, tornando o país altamente dependente de trigo importado, extremamente suscetível à variação cambial, climática, de demanda, entre outros fatores que tornam seu preço bastante volátil no país.


Logo, observa-se um potencial produtivo do trigo muito grande para o Brasil, bem como o potencial rentável quando os grãos são cultivados com os devidos cuidados e a cultura é controlada em todas as suas fases.


A seleção das sementes é fundamental para a qualidade da plantação, dando preferência por adquirir sementes de produtores que tiveram boas colheitas.

Características como regiões mais favoráveis, com uma boa qualidade do solo e clima de cultivo (temperatura por volta de 15ºC e índice pluviométrico de aproximadamente 120mm) são fundamentais para uma boa produção, evitando o plantio em áreas sucetíveis a geadas.


O uso de fertilizantes auxilia no desenvolvimento mais rápido e mais saudável da plantação. Consulte aqui, a tabela dos fertilizantes indicados para o cultivo do trigo, bem como os estágios e doses indicadas para cada aplicação.


Por fim, a manutenção dos equipamentos agrícolas aumenta o desempenho da sua atividade e evita atrasos na colheita, reduzindo custos operacionais e aumentando a lucratividade.


Para mais informações sobre como obter uma colheita mais segura e rentável, entre em contato com nosso departamento técnico pelo WhatsApp: (15) 99661-1274 ou acesse nosso site: www.techcrop.com.br

0 comentário
bottom of page