top of page
  • Foto do escritorTech Crop Agronegócio Ltda.

O que você precisa saber sobre nutrição da soja:

A soja é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, tornando-o líder mundial na produção desse tipo de grão. São vários os fatores que determinam a produtividade da soja, é necessário um bom planejamento da lavoura, como saber as datas corretas para o plantio que variam de acordo com a região em que é cultivada.

Assim como toda planta, a soja necessita da quantidade ideal de fertilizantes para um bom desenvolvimento. A falta de nutrientes pode prejudicar o rendimento da sua produção, ocasionando um grande prejuízo, por ter uma colheita insuficiente para cobrir os seus custos!

Conforme estudos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para realizar um cultivo de alto rendimento da soja nas regiões Centro-Sul e Centro-Oeste, o plantio deve ser realizado entre meados de outubro e final de novembro. Já nas reiões Norte e Nordeste, ocorre uma maior variação climática, devendo o plantio, ser ajustado conforme o histórico de cada área.


Assim como todas as plantas, a soja possui necessidades nutricionais específicas que devem ser acompanhadas ao longo do processo produtivo a fim de controlar e corrigir eventuais anomalias.


Como a maior parte do solo brasileiro possui alta acidez e baixa fertilidade, essas anomalias geralmente representam falta de nutrientes podendo ser observado através de uma análise visual das plantas.


Entre os principais sinais de deficiência nutricional estão:

• Folhas mais velhas sofrendo processo de necrose;

• Coloração das folhas variando entre verde-escuro e azulado;

• Folhas e grãos com tamanho menor do que o normal;

Para melhorar a nutrição da soja é necessário saber qual nível de nutrição ela possui. Isso se faz através da análise foliar, realizada com as folhas coletadas do início ao final do florescimento que é o período em que há maior acúmulo de nutrientes nas plantas.

Um profissional de agronomia poderá te ajudar a encontrar o fertilizante exato para dar os nutrientes que sua plantação precisa.


Os Fertilizantes Sustentáveis Tech Crop são desenvolvidos com uma formulação capaz de suprir as deficiências do solo, visando a otimização das funções fisiológicas das plantas e a redução de estresses, causados por fatores abióticos e bióticos, mantendo o equilíbrio natural, sem deixar resíduos nocivos no meio ambiente, aumentando a produtividade da sua lavoura, melhorando a qualidade dos grãos cultivados, reduzindo perdas causadas por pragas, doenças e fatores climáticos, diminuindo gastos com produtos que não são indicados para as necessidades da sua plantação e melhorando a saúde do solo e não somente da planta.


Para mais informações, entre em contato com nosso departamento técnico pelo WhatsApp: (15) 99661-1274 ou acesse nosso site: www.techcrop.com.br

0 comentário
bottom of page