top of page
  • Foto do escritorTech Crop Agronegócio Ltda.

A Importância do Silício na Agricultura

O Silício [Si] é um mineral importante, não apenas para a nutrição de plantas, mas também para gerar um aumento na disponibilidade de fósforo e estímulo da defesa natural, aumentando a resistência contra pragas, doenças e fatores climáticos adversos. Na legislação, o Silício é registrado como um micronutriente e pode ser tanto benéfico quanto essencial, dependendo da cultura onde é aplicado, como na cana de açúcar, arroz e outras gramíneas. Existem culturas que absorvem mais Silício do que outros nutrientes, como o nitrogênio.


Dentre os principais benefícios do uso do Silício estão:

• Auxílio na eficiência de fertilizantes fosfatados.

• Melhor aproveitamento de água pela planta.

• Quando aplicado no solo em caráter corretivo, não libera CO² na atmosfera.


A dinâmica do Silício no solo é parecida com a de outros nutrientes. Geralmente a textura do solo é um indicativo de teor de Silício, solos de textura mais pesada e argilosa tendem a ter um maior teor de Silício disponível pra a planta, que irá absorvê-lo na forma de H⁴SiO⁴.


Na cultura da cana o recomendável é utilizar o Silício aplicado via solo em área total, no tratamento de toletes, via solo em cima da palha ou via foliar.

O que mais se pratica hoje, é aplicação via solo ou via foliar.

A produtividade se prolonga além da nutrição. A planta que recebe Silício na adubação é induzida a produzir compostos que ativam o seu sistema de defesa.

Na parte de proteção é onde se vê os maiores ganhos da aplicação do Silício, seja em culturas acumuladoras ou não. É uma ferramenta para manejo integrado de pragas e doenças e na própria questão fisiológica da planta. A formação da barreira química de sílica acima da epiderme da folha protege a planta contra fungos, insetos, melhora a estrutura e diminui o sombreamento, melhorando a fotossíntese; diminui a perda de água; protege do estresse abiótico e intempéries extremas como geadas, dificultando o congelamento e a necrose das plantas.


Nos fertilizantes, se o teor total do Silício for alto, mas o teor solúvel for baixo, ele não é interessante para a planta.

Além do teor de Silício solúvel, é importante olhar para as propriedades físicas, teores de outros nutrientes associados, efeito residual, não pode ter contaminantes.

- Como medir o Silício?


• Nos fertilizantes: é preciso analisar o material em laboratório. A primeira análise determina o teor de Silício total e o teor solúvel, se os números estiverem dentro do esperado, existe uma segunda etapa, o teste de incubação, onde são aplicadas doses do fertilizante em dois tipos de solo pobres em Silício e esse mesmo processo é feito com um fertilizante padrão. No final, é avaliada a performance sobre o solo, principalmente sobre pH, cálcio, magnésio e Silício; calcula-se a eficiência do produto em teste em relação ao fertilizante padrão. Se o produto for aprovado, a próxima etapa é o teste biológico, onde se trabalha novamente com dois solos muito pobres em Silício, e utiliza-se a cultura do arroz, que possui uma demanda muito alta desse nutriente e observa-se os efeitos do Silício nas plantas, desenvolvimento de matéria seca, etc. E por fim, são feitos testes de campo para comprovar a eficiência agronômica.


Análises de Solo e Folhas: hoje, analisa-se o Silício no solo em cloreto de cálcio. E na planta é um processo de digestão feito com peróxido de hidrogênio e hidróxido de sódio. Trabalhar com Silício não é simples, e se um produto apresenta em todas essas etapas bons resultados, certamente esse produto possui uma boa eficiência agronômica.


Os Fertilizantes Tech Crop Si e Tech Crop Soil oferecem ótimo suprimento de Silício para nutrir e fortalecer as plantas em todas as fases do seu desenvolvimento, proporcionando maior resistência e produtividade e também fornecem o macronutriente secundário Cálcio em forma solúvel também. Promovem o aumento da taxa fotossintética das plantas, auxiliam nos processos físicos de defesa contra pragas, promovem a indução da resistência pela ativação de fito-alexinas; Tem a função de corrigir e/ou suprir a deficiência de cálcio nas plantas.


São compatíveis com a maioria dos fertilizantes solúveis e podem ser aplicados via solo (Tech Crop Soil) ou via foliar (Tech Crop Si) durante todo o ciclo das culturas. Para mais informações sobre estes e outros produtos Tech Crop, consulte nosso departamento técnico pelo WhatsApp: (15) 99661-1274 ou acesse o site: www.techcrop.com.br

0 comentário
bottom of page