top of page
  • Foto do escritorTech Crop Agronegócio Ltda.

Como aumentar a produtividade na lavoura de café.

O acompanhamento do cultivo do café, desde o preparo do solo, que proporciona boas condições para o crescimento das plantas, até a manutenção e manejo da lavoura são essenciais para maximizar a produtividade e a qualidade dos grãos produzidos.



No início da cultura, a primeira coisa a se fazer é identificar e selecionar a área onde será implementado o cafezal, e para isso é importante escolher terrenos planos ou levemente ondulados, em áreas que não sejam propícias a ventos fortes e frios, que podem prejudicar a plantação. O solo fértil deve apresentar profundidade de, no mínimo, 1 metro, e deve-se evitar terreno pedregoso ou excessivamente arenoso. O clima também deve ser considerado na escolha da área de plantio, porém essas exigências podem variar de acordo com o tipo do café, sendo indicado, então, uma análise para definir o clima ideal para a sua semente.

Preparo do solo:

Mesmo selecionando uma área propícia ao cultivo, é muito raro que ela seja perfeita para o plantio; por isso, métodos de correção e manejo do solo são altamente indicados.

Primeiramente é recomendado igualar o terreno, para deixá-lo plano e livre de buracos. Em seguida, é importante fazer uma limpeza da área para retirar as impurezas, preservando a nutrição do solo. Entre as operações recomendadas para o preparo e manejo do solo estão:

• Aração: para garantir melhores condições de aeração e infiltração/armazenamento de água ao realizar a inversão das camadas do solo.


• Subsolagem: quando as camadas abaixo de 20 centímetros se encontram muito compactadas. A subsolagem rompe essas camadas, sendo um implemento robusto que exige grande força de tração.


• Gradagem: para destorroar e nivelar a área.


Plantio:

Após o preparo e manejo do seu solo, é possível iniciar a semeadura. Nesta etapa, o cafeicultor pode optar por adicionar fertilizantes e materiais orgânicos próximos às raízes do cafezal, porém, para isso é preciso ser cuidadoso com a eficiência na abertura das covas.

Pré-adubação

É indicado o uso de fertilizantes que supram as necessidades de desenvolvimento inicial das plantas. Para essa fase, indicamos Tech Crop Soil para promover o melhor desenvolvimento radicular pelo fornecimento de aminoácidos, facilitar a absorção de micronutrientes pelas raízes, proteger contra patógenos do solo pelo silício e prossibilitar um melhor desenvolvimento inicial das plantas através dos fito-reguladores.


Em culturas já estabelecidas:

Nos casos em que as plantas já estão estabelecidas e desenvolvidas no terreno, é recomendada a aplicação de fertilizantes foliares para garantir maior nutrição e estímulo produtivo, como Tech Crop Si, que promove o aumento da taxa fotossintética das plantas, auxilia os processos físicos de defesa contra pragas, promove a indução da resistência pela ativação de fito-alexinas e tem a função de corrigir e/ou suprir a deficiência de cálcio. Também é indicada a aplicação de Tech Crop Activ que complexa os nutrientes como o cálcio permitindo a translocação até os pontos de maior necessidade através dos vasos condutores (xilema e floema). Tech Crop Activ fornece aminoácidos e é precursor de fito-reguladores como a auxina, citocinina e giberilina. Também fornece o micronutriente cobre. Na fase de pré-florada, recomendamos a aplicação de Tech Crop Power Zn, que possui a capacidade de indução de resistência em plantas, ativando os mecanismos de defesa via SAR (Resistência Sistêmica Adquirida); Proporciona efeito fungistático para grupos de doenças específicas, principalmente, do grupo dos oomicetos (míldios). Fornece o nutriente enxofre e o micronutriente zinco. Complemente com o fertilizante Tech Crop Power Cup, que ativa os mecanismos de defesa via SAR (Resistência Sistêmica Adquirida), possui efeito fungistático para grupos de doenças específicas, principalmente, do grupo dos oomicetos (requeima), fungos causadores de ferrugens e bactérias, além de fornecer o nutriente enxofre e do micronutriente cobre às plantas.

Confira em: https://www.techcrop.com.br/cafe o cronograma de aplicação com as fases e dosagens adequadas para cada produto. Para mais informações sobre como maximizar a sua produtividade de café, entre em contato com nossa equipe técnica pelo WhatsApp: (15) 99661-1274.

0 comentário

Comments


bottom of page