top of page
  • Foto do escritorTech Crop Agronegócio Ltda.

Como obter o máximo desempenho no cultivo de batatas.

Por ser um cultivo com sistema radicular superficial e delicado, as batatas tem baixa capacidade de absorver nutrientes e água do solo. Por conta disso, é ideal que a cultura seja realizada em solos bem corridos e férteis, em ambientes de temperatura amena.


O solo ideal para o cultivo da batata deve apresentar boa drenagem, permitindo a aeração das raízes, portanto, ao escolher a área de cultivo, é recomendado evitar locais em que foram cultivadas solanáceas por pelo menos dois anos, pois é um cultivo muito sensível ao ataque de doenças.

Para evitar a proliferação de doenças, é importante também evitar áreas que acumulem água e terrenos com muito declive.


Para preparar o solo, tenha em mente o tipo de colheita que será realizada. Manejos como aração e gradagem ou subsolagem devem ser adotados. O nivelamento e a quebra de torrões são recomendados próximo ao plantio, para aerar o solo e facilitar o desenvolvimento inicial das plantas. A adubação deve ser feita através de uma análise química e física do solo, que necessita de adequação de potássio, nutriente essencial ao cultivo.


Tipos de Batatas:

Assim como os tomates, as batatas são divididas entre as cultivares de consumo, e as de processamento industrial.

• Cultivares de Consumo (ou Cultivares de Mesa):

Definidas pela aparência final do tubérculo, tendo como destaque a película lisa e brilhante, formato alongado, polpa amarela e resistência ao esverdeamento.


• Cultivares Destinadas a Indústria:

Devem apresentar tubérculos com formato adequado, com gemas superficiais e teores adequados de matéria seca.


Cultivo:

O cultivo batata demanda uma quantidade considerável de água (lembrando que esta não deve ficar acumulada), então a irrigação deve se adequar à necessidade das plantas, levando em consideração o tipo de solo e clima.


​Sendo um cultivo sensível a pragas e doenças, é essencial que ocorra um manejo integrado de ferramentas de controle e monitoramento, o que irá diminuir os riscos de perda de produção.

Também podem ser prejudicadas por plantas invasoras que podem competir por água, luz e nutrientes. Para evitar isso, recomenda-se a rotação de culturas e um espaçamento adequado que permita a incidência de luz nas plantas, sendo importante também a remoção das invasoras após o cultivo.


Para complementar a adubação básica e o manejo fitossanitário, recomendamos os seguintes produtos:


No sulco de plantio: Tech Crop Soil para promover o melhor desenvolvimento radicular pelo fornecimento de aminoácidos, facilitar a absorção de micronutrientes pelas raízes, proteger contra patógenos do solo pelo silício e prossibilitar um melhor desenvolvimento inicial das plantas através dos fito-reguladores.


Na fase de pré-amôntoa: utilize Tech Crop Activ que complexa os nutrientes como o cálcio permitindo a translocação até os pontos de maior necessidade através dos vasos condutores (xilema e floema). Tech Crop Activ fornece aminoácidos e é precursor de fito-reguladores como a auxina, citocinina e giberilina. Também fornece o micronutriente cobre.


Nas fases de desenvolvimento dos tubérculos: é indicado o uso de Tech Crop Si, que promove o aumento da taxa fotossintética das plantas, auxilia os processos físicos de defesa contra pragas, promove a indução da resistência pela ativação de fito-alexinas e tem a função de corrigir e/ou suprir a deficiência de cálcio. Utilize também nestas fases, Tech Crop Power Cup, que ativa os mecanismos de defesa via SAR (Resistência Sistêmica Adquirida), possui efeito fungistático para grupos de doenças específicas, principalmente, do grupo dos oomicetos (requeima), fungos causadores de ferrugens e bactérias, além de fornecer o nutriente enxofre e do micronutriente cobre às plantas. complemente com Tech Crop Flor junto dos fungicidas, pois o fosfito de cobre tem efeito fungistático e indutor de resistência para grupos de doenças específicas, principalmente, do grupo dos oomicetos (requeima).


Confira em: https://www.techcrop.com.br/batata o cronograma de aplicação dos produtos, com as fases e dosagens recomendadas para aumentar a produtividade da cultura de batata.

Colheita:

Cerca de três ou quatro meses após o plantio é quando ocorre a colheita, quando as ramas já estão secas. A colheita é usualmente semimecanizada, utilizando de arrancadores para expor os tubérculos que serão colhidos manualmente em seguida.


Para mais informações sobre como obter o máximo desempenho da sua cultura utilizando os fertilizantes sustentáveis Tech Crop, entre em contato com nossa equipe técnica pelo WhatsApp: (15) 99661-1274.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page