top of page
  • Foto do escritorTech Crop Agronegócio Ltda.

Dicas para obter a máxima produtividade na lavoura de feijão.


O feijão é uma cultura de alto consumo no Brasil e por isso, demanda alta produção. Por ser uma planta com um ciclo de crescimento curto (cerca de 3 meses), em regiões de clima e solo favoráveis, é possível obter até 3 safras anuais, tornando-o ainda mais rentável ao produtor.


Confira na tabela abaixo, os períodos de plantio para cada região:

Para maximizar essa produtividade e obter os melhores resultados da lavoura de feijão, alguns cuidados são necessários:


Verifique se as condições climáticas estão favoráveis... temperatura entre 18ºC e 24ºC, boa exposição ao sol (sobretudo antes do florescimento), boa irrigação pluvial (entre 300mm e 400mm ao longo de todo o ciclo)... se necessário e possível complementar com irrigação, a produtividade tende a ser melhor. Se o índice de precipitação for maior, é recomendável que o solo tenha um bom sistema de drenagem, para evitar grãos manchados.


O preparo do solo para cultivo do feijão é um fator crucial, pois a alta frequência de safras exige maior capacidade de recomposição dos nutrientes. Tanto para o sistema convencional, quanto para o plantio direto, recomendamos o tratamento das sementes com Tech Crop Alglusil, um fertilizante mineral misto que associa as tecnologias à base de silício, extrato de algas e poli D-glucosamina, com a finalidade de auxiliar na proteção e na germinação das sementes e também auxiliar a colonização das sementes e das raízes pelos microrganismos inoculantes, agentes de controle biológicos e promotores de crescimento de plantas.


O espaçamento recomendado para a semeadura é de 40 a 50cm entre as linhas de plantio e de 10 a 15 sementes por metro, obtendo-se uma população aproximada de 300.000 plantas por hectare.


Em solos argilosos ou úmidos, a profundidade da semeadura deve ser de 3 a 4 cm, e em solos arenosos, de 5 a 6cm.


A adubação foliar complementar pode ser iniciada com cerca de 20 dias após a semeadura, sendo indicado na primeira fase, Tech Crop Si, um fertilizante à base de cálcio biogênico e dióxido de silício em alta concentração, que promove o aumento da taxa fotossintética da planta, auxilia nos processos físicos de defesa contra pragas, promove a indução da resistência das plantas pela ativação de fito-alexinas; pare melhores resultados, realize a aplicação ao longo de todo o ciclo da cultura.


Complemente com aplicação foliar de Tech Crop Activ, fertilizante à base de extrato de algas e alginatos associado à molécula de cobre complexado que possui a capacidade de complexar os nutrientes e permitir a translocação na planta, até os pontos de maior necessidade através dos vasos condutores (xilema e floema). Fornece aminoácidos e o micronutriente cobre às plantas e é precursor de fito-reguladores como a auxina, citocinina e giberilina. Tem a função de corrigir e/ou suprir a deficiência de cálcio.


Após 10 dias, repita a aplicação foliar de Tech Crop Activ, complementando com Tech Crop Power Cup, um fertilizante à base de poli D-Glucosamina associado à molécula de Cobre que possui tecnologia capaz de induzir a resistência nas plantas, ativando os mecanismos de defesa via SAR (Resistência Sistêmica Adquirida); Possui efeito fungistático para grupos de doenças específicas, principalmente, do grupo dos oomicetos (míldios), fungos causadores de ferrugens e bactérias; Fornece o nutriente enxofre e o micronutriente cobre às plantas.


30 dias após a semeadura ocorre a floração das plantas. No caso de ocorrência de doenças foliares (mofo cinzento - botrytis cinerea) aplique junto com o fungicida, Tech Crop Flor, um fertilizante à base de poli D-Glucosamina associado a Fosfito de cobre que possui a capacidade de induzir a resistência das plantas pela Poli D-Glucosamina e pelo fosfito em ação sinérgica. Possui efeito fungistático para grupos de doenças específicas, principalmente, do grupo dos oomicetos (míldios) e fungos causadores de ferrugens;


Na etapa final da cultura, do início da formação até o amadurecimento das vagens, continue as aplicações foliare de Tech Crop Activ e Tech Crop Power Cup.


Confira o cronograma detalhado e as doses se aplicação em: https://www.techcrop.com.br/feijao


Para mais informações, consulte nossa equipe técnica pelo WhatsApp: (15) 99661-1274 ou acesse: www.techcrop.com.br.


Referências: www.agropos.com.br


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page