top of page
  • Foto do escritorTech Crop Agronegócio Ltda.

Doenças na lavoura que podem ser causadas por falta de nutrientes.

Dentre as principais causas de prejuízos e queda na produtividade na atividade rural, estão as doenças na lavoura e muitas delas, são doenças oportunistas... isto é... surgem a resistência das plantas está baixa. Veja a seguir, algumas das principais doenças causadas pela falta de nutrientes e como evitá-las através de um plano de adubação eficaz.


Desnutrição durante o ciclo de desenvolvimento;

Para que a planta atinja seu ciclo pleno de desenvolvimento, é necessário que a nutrição ao longo do cultivo seja constantemente monitorada e, se necessário, corrigida.


Ter um plano de ação nutricional eficaz, reduz a maioria das perdas de produtividade no campo. Alguns indícios de desnutrição da planta podem ser observados quando ocorrem alterações nas cores, manchas, necrose ou má formação das folhas ou dos frutos. Alterações na estrutura das plantas ou dos grãos também são sinais de que a sua lavoura não está saudável. Para isso, realize constantemente as análises de solo e foliar para saber se a sua plantação está recebendo os nutrientes adequados e se a colonização de microorganismos benéficos está ocorrendo.


Ataque de insetos e microorganismos:

Plantas com sistemas de defesa enfraquecidos são mais sucetíveis aos ataques de insetos, larvas, nematóides, fungos e outros microorganismos que danificam as plantas, causando entre outros males, a perda de folhas, de frutos, de grãos e em casos extremos, a necrose do sistema radicular e a morte das plantas.


Estes sistemas de defesa, são chamados de RSA (Resistência Sistêmica Adquirida) e funciona para as plantas de maneira semelhante ao nosso sistema imunológico, após uma exposição prévia a um agente patogênico. O estímulo para a ativação destes sistemas pode ser feito através de fertilizantes específicos.


Algumas maneiras de reduzir e até eliminar as perdas causadas por doenças oportunistas, é manter suas plantas bem nutridas e em plenas condições produtivas, utilizando os fertilizantes sustentáveis Tech Crop Power (Power Cup, Power Mn, Power Mg e Power Zn) que além de induzirem a resposta dos sistemas de defesa, também possuem efeito fungistático, inibindo o crescimento e o estabelecimento de fungos nas plantas e no solo.

A Tech Crop possui ainda, uma linha completa de produtos para todas as fases do ciclo de desenvolvimento das lavouras, desde o tratamento das sementes, até a maturação dos frutos e grãos, proporcionando máxima resistência a pragas e doenças e alta produtividade da sua cultura.


Veja no site: https://www.techcrop.com.br/produtos toda a linha de fertilizantes que a Tech Crop disponibiliza para maximizar a sua produção.


Para mais informações, consulte nosso departamento técnico pelo WhatsApp: (15) 99661-1274.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page